Psicologia Clínica e Psicoterapia

A Psicologia Clínica é a vertente da ciência psicológica que se destina à investigação, avaliação, diagnóstico, tratamento e prevenção de todos os fatores que afetam a saúde mental e a conduta adaptativa do indivíduo.

Através de técnicas científicas, na Telépsia 2 atuamos em duas vertentes:

Avaliação Psicológica

Consiste na avaliação do funcionamento psicológico, dos aspectos de estruturação da personalidade e dos processos cognitivos básicos, de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Psicoterapia de Apoio 

É um processo relacional em que se procura, através das associações do paciente e da compreensão das mesmas, que lhe é devolvida pelo psicoterapeuta, harmonizar os sistemas psíquicos e emocionais de forma a promover uma nova vivência psicológica e uma maior adaptação ao mundo externo.

Na psicoterapia infantil, as técnicas utilizadas são sobretudo lúdicas e gráficas. O objectivo da utilização destas técnicas auxiliares ao uso da palavra decorre dos estados de desenvolvimento específicos em que se encontram os pacientes mais jovens.

Na psicoterapia com os jovens e adolescentes, o procedimento utilizado aproxima-se muito à psicoterapia com adultos, utilizando-se a comunicação verbal como elemento fundamental para a efectivação da mudança.

As consultas de psicologia clínica são asseguradas por Filipa Machado Nobre e Maria João Abrantes, licenciadas em Psicologia Clínica.