Assessoria em Instituições

A Telépsia 2 presta serviços a instituições públicas e privadas e IPSS de forma a melhorar a qualidade de vida dos seus utentes, sejam eles crianças, adolescentes, adultos ou idosos. Para isso a sua atuação passa não só pelo apoio direto aos utentes, mas também junto de todos os intervenientes como familiares, educadores, professores, auxiliares, técnicos de serviço social, enfermeiros, etc., numa perspetiva de multidisciplinaridade.

ASSESSORIA A INSTITUIÇÕES DE ENSINO

- Avaliação Psicológica

 Consiste em:

  • Avaliar situações relacionadas com problemas de desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem/insucesso escolar e propor o encaminhamento dos alunos para modalidades adequadas de resposta educativa;
  • Identificar e analisar causas de problemas comportamentais e propor medidas tendentes à sua eliminação, desenvolvendo um trabalho conjunto com a comunidade educativa;
  • Despistar e avaliar situações do foro emocional.

- Aconselhamento

Consiste em fornecer estratégias de intervenção com a criança, a pais, educadores, professores, etc., tendo em conta a compreensão da problemática da criança segundo um quadro teórico de referência.

- Avaliação das Aptidões Cognitivas

Consiste na aplicação de provas que avaliam as aptidões básicas envolvidas na aprendizagem escolar. Estas provas aplicam-se em contexto de grupo, principalmente nos seguintes anos de transição: Pré-Escolar   /   4º ano do 1º ciclo do ensino básico     /   6º ano do 2º ciclo do ensino básico

A aplicação destas provas implica a realização de um relatório individual.

- Ações de Formação e Reuniões

A Telépsia 2 desenvolve ações de formação dirigidas à comunidade educativa, relacionadas com a educação e o desenvolvimento integral da criança.
Realiza reuniões com educadores e professores com alguma periodicidade, a fim de identificar alguns casos que necessitem de apoio psicopedagógico e de auxiliar indiretamente, podendo dar estratégias de atuação em sala de aula. 

- Programas de Intervenção

  • Programa de Desenvolvimento de Aptidões (PDA)

Tendo em conta que a etapa pré-escolar é sem dúvida, um período decisivo para o desenvolvimento posterior da criança e, mais concretamente, para a sua aprendizagem escolar, a Telépsia 2 desenvolve um programa de intervenção no último ano do pré-escolar.
Este programa aborda três grandes áreas necessárias à aprendizagem escolar, nomeadamente, a Psicomotricidade, a Perceção e a Linguagem. A aquisição de competências nestas áreas é determinante para que as crianças realizem uma aprendizagem escolar sem grandes dificuldades.

  • Programas de Métodos de Estudo

A Telépsia 2 elabora projetos de Métodos de Estudo que se destinam aos alunos do 1º e 2º Ciclos. Estes visam, através de atividades lúdicas, desenvolver métodos e hábitos de estudo e, simultaneamente, trabalhar as áreas da leitura e da escrita; da perceção e memória auditiva/visual; da lateralidade e orientação espacial/temporal e, da atenção/concentração.

ASSESSORIA A LARES E RESIDÊNCIAS DE PESSOAS IDOSAS

  • Projeto de Animação Sócio-Cultural

Este Projeto tem como principal objetivo permitir que as pessoas idosas desfrutem do seu tempo livre de uma forma ativa, enriquecedora e com prazer.

  • Programa de Estimulação e Manutenção das Funções Cognitivas

Trata-se de um método de intervenção que reúne as características necessárias para estimular a memória e as capacidades cognitivas em pessoas idosas.

  • Avaliação e Apoio Psicológico

Na Avaliação e Apoio Psicológico são utilizados instrumentos e intervenções adequadas a esta faixa etária.

  • Ações de Formação

A Telépsia 2 desenvolve uma ação formativa destinada às auxiliares de ação direta e outros profissionais, procurando oferecer mais alguns conhecimentos e técnicas que capacitem os cuidadores de idosos (na dimensão afetivo-relacional) no encontro com a pessoa idosa.